Artesanato do NorteCerâmicas

Barro de Vilar de Nantes

É na freguesia de Vilar de Nantes, localizada no concelho de chaves sob o distrito de Vila Real, que reside a terra dos púcaros de barro preto. Como o nome indica, Vilar de Nantes é conhecida pela sua olaria de barro preto, focada principalmente na produção de púcaros, alguidares, panelas e cafeteiras. As suas peças artesanais são conhecidas por estarem destinadas a fins utilitários, mais propriamente à cozinha. O barro destas peças não sofre da adição de químicos, ou de quaisquer outros produtos, estando assim preparados de modo a que a comida não perca o seu sabor, ou até mesmo para evitar que este se altere, conservando assim o verdadeiro sabor da comida transmontana.

Os artesãos mestres produtores destes artigos usam principalmente a “roda do oleiro” (máquina que funciona mediante o pedalar do artesão, usada para moldar o barro). Estes mestres dependem também da destreza e habilidade que têm com as mãos ao moldar o barro, até porque são estes dois factores que moldam o estatuto profissional do artesão. Depois de moldadas são perpetuados os enfeites nas mesmas, trabalho que é principalmente feito por mulheres. Mais tarde serão cozidas no forno.

Na produção destes artigos é principalmente usado barro vermelho, no entanto, a sua cor escura é obtida durante a cozedura, enquanto são abafadas por caruma e pela intensidade do fumo. Não são usados outros tipos de produtos (como tintas) para obter esta cor (como já antes descrito).

Como qualquer outra arte, esta também precisa de ser ensinada ao próximo, de modo a que consiga perdurar. No entanto, os jovens não estão cientes que esta produção está em risco de ser esquecida, os mesmos não se interessam em aprender a arte e a cultura da sua terra. Deixando assim mais uma arte em estado de decadência.

Encontre esta peça de artesanato na nossa loja

Visitar