Artesanato do CentroCerâmicas

Barro preto de Olho Marinho

Foto de Malagueta Man, via Facebook

A produção de peças artesanais de barro preto está muito presente em olho marinho, situado em Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra. A produção do barro preto em Olho Marinho nem sempre fora famosa, muito menos praticada, e já fora esquecida em tempos. No entanto, em 1885 a chamada “Família Correia” reviveu esta arte, isto sem deixar de parte os antigos métodos, ou seja, o barro é pessoalmente cavado (como era feito antigamente), é moldado na roda do oleiro (máquina que funciona consoante o pedalar do artesão, usada para moldar o barro), é enfornado e cozido a lenha. Esta família tem mantido a arte do barro preto de Olho Marinho viva desde há quatro gerações para cá. Esta produção divide-se em duas partes, os artigos decorativos (como as panelas de três pernas, jarras, as cantaras dos segredos, canecas, cestos, potes e caçoilos em miniatura) e os artigos utilitários (caçoilas, tachos, assadeiras, telhas, sertãs, potes para assar castanhas e taças para arroz). Cada artigo está destinado a ser usado de maneira diferente, no entanto são todos belos e originais, como todo o português gosta.

Há vários passos a cumprir para a produção destes artigos. Começa-se então por moldar o barro usando a roda do oleiro; após a peça estar devidamente, moldada deixa-se a secar; depois de seca a peça é polida e deixada a secar outra vez; Esta estando seca é levada ao forno (este funcionando à base de lenha), e é deixada a cozer durante cinco a sete horas; Depois deste processo estar completo, espera-se umas horas até retirarmos a peça, esta já vem com aquele tom preto que todos esperamos obter.

Pode-se afirmar que esta arte está em crescimento, e que se não fosse revivida pela “Familia Correia”, provavelmente hoje ninguém conhecia esta arte. Esta é a prova que Portugal é lutador e glorioso, rico em belas peças de artesanato, e dedicados artesãos, estes que disponibilizam o seu tempo e paciência à produção de artesanato. Como é belo o artesanato e o nosso Portugal!

Encontre esta peça de artesanato na nossa loja!

Visitar