Artesanato AlentejanoCerâmicas

Barros Flor da Rosa

As peças de Flor da Rosa são peças originais do alto Alentejo, localizadas no concelho do Crato. Esta terra é também conhecida como “a terra dos oleiros”, nome originado pelo facto de serem produzidas belas peças de artesanato oleiro. Os artigos de Flor da Rosa são principalmente usados de modo utilitário, sendo assim feitas peças como caçarolas, cantis, tachos, frigideiras, assadeiras, alguidares, ou até mesmo caldeirões. Nas quais se podem também encontrar várias matérias-primas, como a madeira, barro, cortiça ou até granito (sendo o barro o principal material). No entanto hoje em dia as peças são meramente utilizadas para a decoração caseira.

São várias as ferramentas utilizadas para a produção destas peças, sendo que as ferramentas mais importantes são, a destreza, e a técnica do artesão ao manejar o barro. No entanto, além de destreza e técnica, os artesãos usam também a chamada “roda do oleiro” (Máquina que funciona consoante o pedalar do artesão, usada para moldar o barro). Além da roda do oleiro são usadas ferramentas com o destino de perpetuar enfeites, ou remover o excesso de barro nas peças, como os “esquinotes” e os “furadeiros”.

Vários passos são seguidos até à peça estar completa; inicialmente os produtos são moldados na roda do oleiro, alisados e devidamente enfeitados. Após isto, a peça é levada ao forno, local onde será cozida, ganhando a cor alaranjada a que todos estamos acostumados a apreciar.

Mas como qualquer arte, se não for passada ao próximo, acaba por ser esquecida, no entanto a câmara municipal do Crato tenta salvaguardar esta arte, abrindo assim uma escola de olaria, aproveitando também para criar vários cursos de aprendizagem oleira.

Esta é uma arte simples, trabalhosa, mas bela, e útil. É claro que nos tempos antigos as peças produzidas tinham mais utilidade, e que com o passar do tempo foram sendo substituídas por produtos de melhor qualidade. No entanto a arte não foi esquecida, ainda sendo produzida hoje. Os artesãos não a produzem a tempo inteiro, mas também não deixam que seja simplesmente esquecida esta cultura Portuguesa!

Como é belo o nosso Portugal...

Encontre esta peça de artesanato na nossa loja!

Visitar