Artesanato do NorteTextil

Bordado de Guimarães

Foto de Angelina Maria Afonso, via Facebook

O bordado de Guimarães, como o nome indica, é natural do distrito de Guimarães. Este artesanato, derivado à sua beleza, ficou conhecido não só em Guimarães, mas também por todo o país. Estas peças são originalmente produzidas a partir do linho, este sempre fora muito presente nas redondezas, daí ser usado desde os velhos tempos da produção de bordados. A produção destas peças está marcada por 18 pontos, criados ao longo do tempo, tendo um motivo e significado, entre eles estão: ponto de cruz, ilhó, nozinho; corrido; ilhó sombreado; favos; areia; cadeia formiga; espinha; estrelinha; crivo; cheio; gradinha; bainha aberta; canutilho; laçado e veludo.

De todos estes pontos referidos, há um que tem que ser destacado, este é chamado de “Crivo de Guimarães”. Este podia ser encontrado nos trajes dos homens e das mulheres, mais nomeadamente nas camisas. No caso dos homens, as camisas tinham um bordado branco à base de algodão localizado no peito, nos punhos e nas ombreiras, com o importante detalhe de ter o nome do homem cozido a linha vermelha no fundo da camisa. As camisas femininas não eram tão detalhadas quanto as dos homens, no entanto, este aspecto era facilmente compensado pelo uso de coletes bordados denominados de “coletes de rabo”, estes originalmente feitos com tons azuis ou vermelhos.

A paciência, o amor, e o carinho são as principais ferramentas na produção dos bordados, além destas, temos também o uso da linha escolhida pelo artesão, as agulhas e os dedais. As mulheres mestres desta arte dizem estar felizes com o rumo que esta cultura tomou, afirmam também que esta arte tem sido passada de geração em geração, de mão para mão, de mãe para filha. O bordado de Guimarães é agora comercializado não só dentro do país mas também fora. Pode-se afirmar que esta arte ainda tem muito para dar! E reciprocamente a receber. É quase impossível um artesão não estar orgulhoso.

Encontre esta peça de artesanato na nossa loja

Visitar